segunda-feira, 19 de julho de 2010

Trabalho de campo - Orla de Copacabana.



No dia primeiro de julho, fomos à Orla de Copacabana, para realizar um trabalho de campo, visando à observação da organização espacial, atividades predominantes, entre outros, que serão relatados a seguir.
Saímos da faculdade e fomos caminhando ao destino programado. Logo ao sairmos do túnel, avistamos um homem, caracterizado com uniforme da seleção brasileira, que fazia embaixadinhas no sinal de trânsito.
Ali, ele fazia malabarismos com a bola e antes do sinal abrir passava entre os carros para tentar receber algum dinheiro pelo espetáculo apresentado.
No início de nossa caminhada pela Orla, avistamos um carro que tinha uma câmera filmadora elevatória, que fazia a vigilância do local, com um homem dentro. Este equipamento faz parte da segurança do calçadão.
Na sequência das observações, avistamos a arena que foi montada para os jogos da copa do mundo, FIFA FAN FEST, empreendimento financiado por empresas visando à promoção do local, sendo assim, mais um atrativo para os turistas e moradores do local e mediações.
Observamos que a infra-estrutura é eficiente para os que residem na localidade. Os moradores predominantemente possuem poder aquisitivo elevado, possuem facilidade de meios de transporte, possuem transporte pessoal, área de lazer, esporte e atividades físicas .
Outro importante posto de trabalho são os quiosques do calçadão. Todos legalizados, padronizados e muitos sendo usados como franquias (Mc’Donald, Banco do Brasil, Habib’s entre outros)
Com relação ao comércio, observamos a presença de hotéis, , restaurantes, predominantemente de luxo, escritórios de imobiliária e joalherias.
O que nos faz identificar atividades formais de trabalho. Mas também há presença de trabalhos informais,como vendedores ambulantes, músicos, um artista muito conhecido, por sinal, que faz esculturas na areia, contudo a quantidade de trabalhadores informais no meio de semana, pelo menos é pouco expressivo.
Os freqüentadores são variados , mas os moradores da localidade e turistas são predominantes.
Também têm muitas pessoas fazendo ciclismo, caminhada,corrida, aulas de vôlei e futebol.
Observamos que no percurso que fizemos não havia a presença de outdoors, imagens e propagandas. O que é normal para pontos estratégicos de marketing e turismo do Rio de Janeiro.
Saindo da área da Orla é notória a mudança visual, observamos que os prédios não são tão mais luxuosos, a presença de lanchonetes, restaurantes que não são de luxo .
Fato é que, a Orla é um local predominantemente de turistas e pessoas com condições financeiras elevadas.
E por esses motivos a presença policial é predominante. A cada esquina observamos que havia um carro ou cabine policial. Sem contar com grupos de policiais caminhando pelo calçadão. O que demonstra
E por fim, comprovamos que em relação as área intraurbanas da cidade as expressões das desigualdades são gritantes, principalmente pelo fato da praia fazer parte dos principais pontos turísticos e marketing da cidade do Rio de Janeiro, e assim, conhecida mundialmente.

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